Energia Fotovoltaica
1 Introdução
2 Princípio de funcionamento da energia fotovoltaica
2.1 Efeito Fotovoltaico
2.2 Estrutura de uma Célula Fotovoltaica
2.3 Células de silício monocristalino
2.4 Células de silício policristalino
2.5 Células de silício amorfo
2.6 Células de filmes finos
3 Componentes de um sistema fotovoltaico
3.1 Sistemas Isolados
3.2 Sistemas Híbridos 3.3 Sistemas Interligados à Rede
4 Vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica
4.1. Vantagens
4.2. Desvantagens
5 Energia fotovoltaica no Brasil 6 Conclusão Referências Bibliográficas
1. Introdução
A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os danos causados ao meio ambiente apresentam um cenário preocupante para o próximo século. Nesse contexto assume crucial importância a busca de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes, como a solar.
Vários países investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega a terra até a tecnologia necessária para viabilizar, em termos técnicos e econômicos, o máximo aproveitamento dessa energia.
O Brasil também busca soluções para o futuro, elaborando estudos para avaliar a eficácia de pequenos módulos solares, em regiões remotas e o mapeamento do potencial energético solar existente no país, para estabelecer uma política nacional ao setor.
Para a complementação da energia hidrelétrica é necessária uma fonte energética com várias características particulares: limpa (não poluente), não escassa, distributiva e que possa ser usada em residências, indústrias e em estabelecimentos comercias. Uma das que possui todas essas características é a energia elétrica fotovoltaica.
A Energia Solar Fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico). O efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel, em 1839, é o aparecimento de uma diferença de