energia eólica
A energia eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que pode a seguir ser transformada em energia eléctrica por um gerador eléctrico.
O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da actividade humana, por exemplo para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de actividades industriais, como era o caso dos moinhos de vento ainda visíveis no cume de muitos montes portugueses.
Como a maior parte das fontes de energia renovável (excepto a energia geotérmica), a energia eólica é uma forma de energia solar: tem origem no aquecimento da atmosfera pelo sol, que põe em movimento as massas de ar. A rotação da terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam por seu turno o regime dos ventos, ou seja, a velocidade, direcção e variabilidade do vento num determinado lugar.
Hoje em dia, a energia eólica é cada vez mais utilizada para produzir electricidade, seja para utilização local descentralizada, por exemplo em lugares isolados, seja em grandes “parques eólicos” constituídos por vários aerogeradores ligados à rede eléctrica.
• Como é capturada a energia eólica?
• Custos da Energia Eólica
• Vantagens da Energia Eólica
• Inconvenientes da Energia Eólica
O que é a Energia Eólica?
A Energia Eólica no Mundo
A Energia Eólica em Portugal
O Projecto Industrial e o Cluster
A ENEOP venceu o Concurso público em parte porque se comprometeu a instalar em Portugal um pólo industrial que irá produzir todos os componentes dos aerogeradores ENERCON de última geração.
Para o efeito, a ENEOP e a sua filial responsável pela implementação do projecto industrial (ENEOP3) planearam a instalação de um grande pólo industrial de 5 novas fábricas e um centro de I&D e formação na região de Viana do Castelo, uma região com uma