Energia Eólica
A energia eólica é a energia proveniente dos ventos. Existem muitos usos para esse tipo de energia, relacionados ao cotidiano e, diferente do que se pode pensar, vem sendo utilizada pelo homem há muito tempo. Dois usos clássicos da energia eólica são a navegação através de barcos à vela e os moinhos de vento, bastante comuns antigamente na Europa. Os barcos à vela utilizavam-se da força dos ventos para impulsionar as embarcações, fazendo com seu se movessem. Aproveitando dessa maneira a enegia mecânica presente no vento para obter-se energia mecânica de movimento para realizar viagens. De maneira similar, os moinhos de vento utilizavam a energia mecânica do vento para girar as varas (ou braços) que se dispõem em forma de cruz. Em conjunto com as pás, gira um mastro de madeira afixado à estrutura principal e, através de uma série de mecanismos de engrenagens, a moenda se movimenta circularmente. Outro uso clássico da energia eólica é o balonismo, utilizando-se de uma nave de densidade suficientemente baixa para levantar vôo, o balão se movimenta através da força dos ventos, de maneira bastante similar à dos barcos à vela. Estes foram alguns dos usos clássicos da energia eólica.
Contemporaneamente, temos a geração de energia elétrica através do uso da energia eólica. Para realizar essa conversão, temos, atualmente, os aerogeradores que funcionam de maneira similar aos moinhos de vento e as turbovelas, que são utilizadas para substituir velas de tecido em embarcações modernas. Vamos falar primeiramente dos aerogeradores.
A turbina de um aerogerador é constituída, em geral, de 3 pás (chamado por isso de tripá) onde o vento incide, movimentando-as (similarmente à asa de um avião), fazendo o eixo de baixa velocidade girar à uma média de 30 a 60 rotações por minuto. As pás funcionam com ventos de 4 a 30 metros por segundo, acima desta velocidade a turbina pára, pois pode haver danos. Vale lembrar que quanto maior o raio das pás, maior a geração