Energia Eólica
ENERGIA EÓLICA
2013
E. E. PROFESSOR DÁRIO DE QUEIROZ
1º D
Gilson João Ferreira
Eric Roberto dos Santos
João Vitor Pereira Coutinho
Rafael Teixeira Silva
Lucas Souza Silva
São Paulo
Julho/2013
Sumário
Página 3
A Energia Eólica
Página 4
Energia Eólica no Brasil
Página 5
O Grande Aerogerador
A Energia Eólica
Imagine uma energia que todo mundo pode produzir, usar e abusar, e ainda se refrescar em dias quentes. Esta, é a Energia Eólica.
A Energia Eólica é uma energia originada do vento, utilizada desde os tempos antigos para mover os barcos com suas grandes velas.
A geração de energia com ela é 100% renovável, de baixo custo e não poluente, sendo assim, uma das melhores alternativas para a geração de energia elétrica.
Uma das vantagens dela vantagens dela, é de que ele pode alimentar lugares menos habitados, onde a eletricidade gerada por outros meios não chega, como por exemplo a hidrelétrica, que não chega a áreas como por exemplo algumas zonas rurais do norte do Brasil, onde apenas 61,5% dos domicílios recebem energia elétrica.
Em média, é possível produzir com um gerador de pequeno porte (cujo o tamanho varia de 50CM a 21M) produz de 0,1KW à 100KW, enquanto um de grande porte (cujo tamanho varia de 21M a 112M) produz de 100KW à 4500KW, e vale observar, que quanto maior for a velocidade do vento, mais eletricidade um gerador vai produzir, abaixando consideravelmente o custo da energia, e quem ganha com isso é o consumidor.
Dados mostram que a capacidade mundial de produzir eletricidade com a energia eólica vem crescendo à níveis exorbitantes, como por exemplo, no ano de 2009, foram produzidos 158GW (Gigawatt) em todo o mundo, energia elétrica suficiente para atender as necessidades do Brasil (em janeiro de 2010 o Brasil gastou em média 70GW).
Os lugares onde a energia eólica é transformada em elétrica se chamam “Parques
Eólicos”. Estes parques eólicos ficam em