Energia Eólica no Brasil
O Brasil é um pais que possui uma vasta riqueza cultural, étnica e natural, seja nos nossos biomas, relevos ou na nossa vida animal. O Brasil possui o potencial que muitos países no mundo não tem o privilegio de possuir: A paisagem da nossa pátria permite que nós possamos gerar energia de várias formas possíveis. Apesar de os combustíveis fosseis ainda estarem sendo usados,a tendência é que, com o passar dos anos esta forma de energia, que prejudica aos poucos o nosso planeta, seja substituída por outras formas de energia. As energias “limpas”.
Alguns países, já percebem esta tendência, e mudam suas posturas logo, para que quando o momento chegue a transição não seja tão difícil, pesquisadores de vários países procuram outras formas de geração de energia, que tenham tanta ou mais potência que as atuais, e nessa corrida, o Brasil permanece inerte. A energia eólica, considerada uma das mais limpas juntamente com a solar, poderia muito bem ser usada no nosso território, por causa das nossas configurações naturais, em regiões como a do Norte.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica essas turbinas se agrupam em parques eólicos, necessários para que a produção de energia se torne rentável.
A energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado.Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de longas redes de transmissão para alimentar certas regiões.
A maior desvantagem é que essa forma de energia possuí momentos em que sua produção é grande e outros em que não, pois a geração depende do vento que