Energia eólica - materiais
PROFA. ISABELLE CAETANO SINOPOLIS
ENERGIA EÓLICA
GINIVALDO TEIXEIRA
GUSTAVO CORREIA C. DE LIMA
MATEUS DIAS FREITAS
RAFAEL GONÇALVES
(ENGENHARIA ELÉTRICA / 3º SEMESTRE / MATUTINO)
Introdução
Uma das grandes preocupações da humanidade da atualidade é sem duvidas a questão relativa a geração de energia elétrica. O aproveitamento desta ainda não atingiu níveis satisfatórios e o impacto ao meio ambiente é muito grande. E uma das alternativas para o futuro, pensando na questão ambiental e disponibilidade, as fontes de energias renováveis vão se tornando as melhores opções. Uma destas fontes, a dos ventos, chamada de Eólica, vem ganhando um grande destaque entre as renováveis. Ecologicamente correta, este tipo de energia que não é muito fácil de encontrar, quase não tem impactos ao meio ambiente que é importante, pois preserva a vida na terra, e a sua transformação de energia eólica para energia elétrica vem melhorando cada vez mais com o avanço dos materiais e consequentemente da tecnologia.
Material e métodos Os materiais para a análise do aproveitamento da geração de energia eólica são artigos, livros e até noticias vinculadas ao assunto que esta cada vez mais popular ao redor do mundo todo. Os métodos para esta análise é a comparação destas informações e estudos obtidos em diferentes épocas, resultando assim em uma perspectiva para o futuro a respeito disponibilidade e geração deste tipo de energia.
Um aerogerador é constituído do seguinte:
- Pás + Rotor
- Transmissão Mecânica
- Gerador Elétrico (Conversor)
- Sistema de Controle
- Sistema Estrutural
- Sistema de Armazenamento de Energia
- Sistema de Conexão com a Rede.
A conversão da energia dos ventos em energia mecânica consiste numa técnica relativamente simples, bastando apenas que se tenha um potencial eólico disponível e que resista aos fenômenos da natureza. Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em