ENERGIA EOLICA
Douglas Silva
Leandro
Leonardo Ramos
Renato Valério
Energia Eólica
Trabalho apresentado como requisito da disciplina Gestão Ambiental, ministrada pela professora Viviane Resende Silva Maio, do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras Betim.
.
Betim
2014
Sumário
Introdução 3
A Energia Eólica 4
Funcionalidade 5
Impactos Ambientais 6
Vantagens e Desvantagens 8
Aplicações 10
Parque Eólico 11
Estudo de Viabilidades 12
Como são feitas 14
Tipos de Maquinas Eólicas 15
Os Aerogeradores 16
Como são conectadas a rede elétrica convencional 17
Curiosidades 18
No Brasil 19
Conclusão 20
Referências Bibliográficas 21
Introdução
Um dos grandes problemas do Mundo Moderno é a questão energética. A maior parte da energia utilizada no planeta é de origem não renovável, ou seja, tem origem em recursos que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza em um prazo útil. Isso significa que uma vez utilizada determinada quantidade do recurso, essa mesma quantidade só estará disponível novamente daqui a milhares ou milhões de anos. Além disso, soma-se o fato de que muitos deles tem um grande potencial destruidor do meio ambiente, fazendo com que a energia gerada seja altamente poluente. Como exemplo temos o petróleo, o carvão e o gás natural.
A energia pode ser gerada de forma mais inteligente, menos poluente e menos dispendiosa. Isso ocorre por meio de fontes como a energia eólica, solar, maremotriz e geotérmica, por exemplo. Esses são os chamados recursos renováveis, ou seja, são aqueles que quando usados, são naturalmente reabastecidos em um prazo útil para serem reutilizados. Neste trabalho focaremos a Energia Eólica.
A Energia Eólica
A energia eólica tem origem na energia solar. É uma forma de energia cinética produzida pelo aquecimento diferenciado das camadas de ar, originando uma variação da massa especifica e gradientes de pressão. Além disso, também é influenciada pelo movimento de