Energia Eolica
DEFINIÇÃO
A energia eólica é a energia obtida através da força dos ventos. Esta energia é tida como energia armazenada do Sol pois, utiliza como fonte primária a energia térmica vinda do Sol (o ar se movimenta devido ao aquecimento desigual fornecido pelo Sol à Terra, conjuntamente, com o movimento de rotação da Terra).
Este tipo de energia é conhecido à séculos tendo sido, inclusive a energia propulsora das navegações, na época das grandes descobertas (séculos XV e XVI), assim como, foi bastante importante para as atividades agrícolas através do uso de moinhos de vento (utilizado para tirar água do subsolo e/ou moer cereais). Atualmente, a energia eólica também é utilizada para a geração de eletricidade, assim, a energia cinética dos ventos (energia do movimento dos ventos) é convertida em energia mecânica e depois em elétrica.
A energia eólica extraível de uma região depende de muitos fatores, dentre eles estão: a frequência de ocorrência de velocidade dos ventos em um local, as estações do ano e horas do dia, rugosidade do solo e do sistema de conversão de energia instalado.
O aerogerador (gerador elétrico movido por hélice) tem seu desempenho ligado à altura de operação, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e quantidade de vento que passa pela hélice, assim, todos esses fatores devem ser devidamente dimensionados afim de se obter um melhor rendimento de todo o sistema.
IMPACTO AMBIENTAL
Os impactos ambientais resultantes da instalação de uma usina eólica são limitados. Podem ocorrer problemas de emigração de animais (exemplo: aves) e as hélices de metal dos rotores podem interferir em transmissões de rádio e televisão.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
O fato de que energia eólica seja uma fonte de energia higiênica, limpa, renovável e ecológica não significa que seu impacto ambiental seja nulo. Esse tipo de energia, porém, ajuda a reduzir a