Energia eolica
A energia eólica
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Introdução
|
Pode ser difícil considerá-lo assim, mas o ar é um fluido como qualquer outro, exceto que suas partículas estão na forma gasosa em vez de líquida. Quando o ar se move rapidamente, na forma de vento, essas partículas também movem-se rapidamente. Esse movimento significa energia cinética, que pode ser capturada como a energia da água em movimento é capturada por uma turbina em uma usina hidrelétrica. No caso de uma turbina eólica, as pás da turbina são projetadas para capturar a energia cinética contida no vento. O resto é praticamente idêntico ao que ocorre em uma hidrelétrica: quando as pás da turbina capturam a energia do vento e começam a se mover, elas giram um eixo que une o cubo do rotor a um gerador. O gerador transforma essa energia rotacional em eletricidade. Fundamentalmente, gerar eletricidade a partir do vento é só uma questão de transferir energia de um meio para outro.
Energia eólica
A energia eólica origina-se dos ventos. O termo "eólico" vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega. Esse tipo de energia tem sido utilizado, desde a Antiguidade, para mover os barcos impulsionados por velas ou fazer funcionar a engrenagem dos moinhos, ao mover suas pás. No caso dos moinhos, a energia eólica era transformada em energia mecânica, usada na moagem de grãos ou para bombear água.
A energia eólica é renovável, limpa, existe em todo o mundo e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa e pode suprir uma parcela significativa das necessidades energéticas mundiais.
De acordo com o Conselho Global de Energia Eólica - Global Wind Energy Council (GWEC) -, organismo internacional que reúne entidades e empresas relacionadas à produção desse tipo de energia, a Alemanha é o maior produtor de eletricidade por meio dos ventos, com 22,35 GW, o que representa 23,7%