Energia eletromecanica
Engenharia de Energia
Instituto de Mecânica
João Morelli Ribeiro
Ianca de Silveira de Oliveira
Bruna Farias Bellini Leite
Energia Eletromecânica
Itajubá
2013
João Morelli Ribeiro
Ianca de Silveira de Oliveira
Bruna Farias Bellini Leite
Energia Eletromecânica
Trabalho realizado durante a disciplina de Introdução à Engenharia de Energia como parte da avaliação do 1º Semestre
Professor: Marco Antônio Rosa do Nascimento
Itajubá
2013
Índice
4. Introdução
6. Desenvolvimento
6. Motores
11. Geradores
15. Transformadores
18. Carro Elétrico 21. Comentários 23. Bibliografia
Introdução
A eletromecânica é o ramo da ciência e tecnologia no qual são realizadas a análise, o projeto, o desenvolvimento, a produção e a manutenção de sistemas e dispositivos que integrem componentes elétricos e mecânicos no seu mecanismo.
São exemplos de dispositivos eletromecânicos, todos aqueles que transformam energia elétrica em mecânica ou vice-versa e essa lista é interminável e extremamente presente no nosso dia-a-dia.
Histórico da Eletromecânica
Os fenómenos eletromagnéticos são conhecidos desde o século VI a.C., graças às experiências de Tales de Mileto. No século XVI, o físico inglês William Gilbert o primeiro cientista a estudar sistematicamente os fenómenos eletromagnéticos introduziu o termo "eletricidade" a partir do termo grego "elektrón", significando "âmbar".
No final do século XVII, o cientista alemão Otto Von Guericke inventou o gerador eletrostático, um aparelho mecânico que gerava eletricidade estática. Durante século XVIII, foram idealizados vários aparelhos eletromecânicos precursores como o eletroscópio em 1705, a garrafa de Leyden (condensador experimental) em1745 e o para-raios em 1752. Nessa época aparece também uma série de invenções mecânicas como a lançadeira mecânica, o tear mecânico e a