energia ecologica
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
PROFESSOR: ROGÉRIO ALMIRO.
4° PERÍODO TURNO: VESPERTINO. TURMA: A.
DISCIPLINA: CÊNCIAS DOS MATERIAS.
NOMES: Thalys Anderson Mesquita Queiroz.
VISITA TECNICA A FABRICA DE DERIVADOS DA ARGILA CENOL-CAXIAS-MA
Relatório de Visita Técnica
Caxias- MA-23/05/2014
Introdução
Os tijolos, estes usados em nossas casas, em nossos muros, enfim na maioria das estruturas edificadas pela humanidade é um "companheiro antigo". As olarias fornecedoras tradicionais deste produto, parecem por vezes serem mais velhas que o próprio tijolo. Com ar antiquado, rudimentar, impressiona em meio a essa "modernidade" que paira no mundo "globalizado" da atualidade. O tijolo e as olarias foram um marco na história da civilização. Este apresenta uma resistência quase igual a da pedra, resistindo às forças do intemperismo e aos efeitos da poluição, sendo mais resistente que o mármore que é atacado pela chuva ácida e ainda persiste diante dos padrões de estética.
As olarias sempre estiveram junto as argileiras, possuidoras de um imponente porte, assentadas em amplos terrenos com seus fornos e suas altas chaminés. A olaria inova, dando padrão e rapidez no fabrico do produto indicando a busca de maior rendimento na produção. Pode se dizer que o processo de fabricação começa no terreno de extração do barro (barreira), lá a matéria-prima que será útil já é separada. Já no terreno da olaria o barro fica exposto à espera da utilização
. Objetivo Conhecer o processo de transformação da matéria prima (argila) ao seu estagio terminal, onde tivemos a oportunidade de conhecer o processo passo a passo da sua fabricação como manuseio de maquinas, fornos e suas temperaturas ate seu produto final o tijolo.
Desenvolvimento Caixão alimentador – onde o barro é colocado por gravidade e triturado pela primeira vez.
Laminador –