energia biomassa
Energia de biogás é uma energia alternativa e renovável na qual o gás liberado na decomposição de elementos orgânicos (ex. lixo, esterco, palha etc.) são transformadas em gás através do biodigestor. A produção de biogás é vantajosa por diminuir a quantidade de resíduos no ambiente e apesar de poluir, libera muito menos dióxido de carbono do que a queima dos combustíveis fósseis. Outra vantagem do biogás é que a produção de lixo orgânico pode ser revertida na geração de energia limpa levando a uma finalidade útil os aterros sanitários. O complexo sistema de armazenamento e de alto custo são as principais desvantagens da energia de biogás.
A obtenção do biogás é feita obedecendo a critérios de fermentação, temperatura, umidade, acidez e com a ausência de oxigênio. A forma natural do biogás é conseguida pela ação de micro-organismos sobre o acúmulo de materiais orgânicos como lixo doméstico, resíduos industriais vegetais e esterco de animais. E a forma artificial, pelo uso de um reator químico-biológico chamado de Biodigestor Anaeróbico.
1.2 Energia Solar
A energia solar é considerada uma alternativa energética muito promissora para o futuro, pois possui poucos impactos ambientais e é encontrada em todas as regiões, na maioria em todas as estações do ano.
As aplicações práticas da energia solar podem ser divididas em dois grupos: energia solar fotovoltaica, processo de aproveitamento da energia solar para conversão direta em energia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos e a energia térmica (coletores planos e concentradores) relacionada basicamente aos sistemas de aquecimento de água.
O Brasil possui grandes vantagens em relação a essa fonte de energia, pois sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que supriria o consumo brasileiro de eletricidade até cerca de 50 mil vezes o seu atual. Apesar disso, possui poucos equipamentos de conversão de energia solar em outros tipos