Energia alternativa
A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser reposta.
As fontes de energia alternativa incluem as energias solar, vento, água, biomassa, madeira, inútil, geotérmica, entulho, energia termal fotovoltaica, e solar. As fontes de energia não renováveis incluem o carvão, o óleo e o gás natural.
A energia solar é a mais viável para a nossa região, pois a incidência solar em Minas Gerais tem potencial para gerar, em média, entre 5,5 kW/h e 6,5 kW/h de energia por metro quadrado. Na região Norte do Estado, onde a incidência solar é maior, esse índice médio sobe para 7 kW/h.
2. Quais os impactos ambientais causados por cada uma? Falar de modo separado.
A gravidade dos impactos ambientais vai depender em grande parte da fonte de energia usada na geração da eletricidade. Até mesmo as energias solar e eólica causam impacto ambiental: a primeira exige um processo de mineração poluidor para extração do minério utilizado na fabricação da célula fotovoltaica. A segunda causa ruídos elevados nas proximidades dos geradores eólicos e ambas, além de deslocar a fauna e flora locais, ocupam espaços que poderiam dar lugar a outras atividades.
As fontes de energia renováveis, como a água, o sol, os ventos e a biomassa (lenha, bagaço de cana, carvão vegetal, álcool e resíduos vegetais) são considerados as formas de geração mais limpas que existem, embora também possam afetar o meio ambiente, dependendo das formas de utilização desses recursos.
3. Quais são as formas de mitigação, suas vantagens e desvantagens?
Como forma