enem
Prof. João Paulo
1)
A partir do primeiro semestre de2000, a ocorrência de casos humanos de febre amarela silvestre extrapolou as áreas endêmicas, com registro de casos em São Paulo e na Bahia, onde os últimos casos tinham ocorrido em 1948 e 1953. Para controlar a febre amarela silvestre e prevenir o risco de uma reurbanização da doença, foram propostas as seguintes ações:
1Exterminar os animais que servem de reservatório do vírus causador da doença
2Combater a proliferação do mosquito transmissor
3Intensificar a vacinação nas áreas onde a febre amarela é endêmica e em suas regiões limítrofes
É efetiva e possível de ser implementada uma estratégia envolvendo:
a)
A ação 2 apenas
b)
As ações 1 e 2, apenas.
c)
As ações 1 e 3, apenas.
d)
As ações 2 e 3, apenas.
e)
Todas estão corretas
2)
Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo:
“O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana”
Essa afirmação permite concluir que o antibiótico:
a)
Impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença, e, assim, elas não se alimentam e morrem. b)
Altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede a manutenção e a reprodução desses organismos.
c)
Dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, e dessa forma dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
d)
Provém de um fungo diferente do Penicilium
e)
Interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.
3)
Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o