Enem (opinião)
Um dos processos seletivos mais "polêmicos" é o Exame Nacional do Ensino Médio. Depois de ter questões vazadas, correção da redação questionada com frequência (o que levou até ao extremo de algumas pessoas procurarem a justiça para solucionar a questão), prova divulgada antes mesmo de ser aplicada e até mesmo erros nos cadernos de questões, no final de 2011 o Ministro da Educação (Fernando Haddad) divulgou que o ENEM aconteceria duas vezes no ano, a primeira já estaria marcada para os dias 28 e 19 de abril de 2012 e acabou sendo cancelada, transferindo a prova para os dias 3 e 4 de novembro de 2012.
Apesar dos devaneios, o Enem favorece os estudantes que terminam o ensino médio e desejam logo ingressar na universidade, além de oferecer programas benéficos como o ProUni que usa a nota do enem como meio de seleção para fornecer bolsas aos alunos que não têm condições financeiras de arcar com os gastos de uma instituição privada. O SiSu faz uso da nota do Enem definindo "cortes" pra os estudantes terem acesso às universidades públicas. Devido a importância do Enem, a Presidente da República Dilma Rousseff revelou que em 2013 o exame será realizado duas vezes no ano.
Vale a pena se dedicar aos estudos, se preparar para o Enem, em 2012 mais universidades (exemplo: UFBA, UFS...) adotaram o exame como processo seletivo parcial ou total. É uma oportunidade de ingresso em instuições públicas e privadas que é disponível para todos.
Heloísa