eneagrama
ENEA = nove; GRAMA = esquema, gráfico, figura...
Trata-se de um estudo da personalidade que propõe nove tipos ou estruturas. Acumula uma tradição oral de cerca de 4500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade. É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da atualidade, integrando-as e indo além delas, num esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão. O Eneagrama é um instrumento de auto-conhecimento e sobretudo um caminho de crescimento! Aqui reside sua especial riqueza: além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, ele aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver suas potencialidades e a lidar melhor com seus pontos fracos. Não promete milagres. É um mapa claro que indica o caminho mas não substitui o esforço pessoal. Segundo esta tradição nenhum tipo é melhor que o outro. Todos têm potencialidades inconscientes e devem ser encaradas naturalmente como humanas.
A Primeira Etapa propõe a descoberta, por parte de cada pessoa, do seu Tipo; a Segunda Etapa aborda o caminho de crescimento próprio para cada Tipo; na Terceira Etapa, propomos um caminho de espiritualidade à luz da Tipologia do Eneagrama.
2. ORIGENS
Babilônia, 2500 AC (possivelmente)
Padres do Deserto (Evagrius do Ponto)
Sec X e XI Islamismo, Irmandades Sufistas, Tradição Oral
Ocidente: Início do Século passado (1920) Gurdjief (região do Cáucaso, antiga União Soviética)
Década de 60: Oscar Ichazo (psicólogo chileno): expõe em círculos de Psicologia... desses círculos participam psicólogos, curiosos, padres...
Alguns padres jesuítas experimentam e começam a escrever (1972-1973)
Atualmente: várias orientações... várias metodologias... várias aplicações...
3. TER CUIDADO COM
Tendência a sair numerando as pessoas: