Endoparasitoses em Aves
Departamento de Medicina Veterinária
Onitopatologia
Endoparasitoses em Aves
Mariane Machado
Rafaella Calado
Recife, dezembro de 2014
Introdução
As exportações brasileiras de carne de frango (considerando frango inteiro, cortes, processados e salgados) entre janeiro e junho deste ano apresentaram alta de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 1,902 milhão de toneladas (fonte: UBPA). Com a intensificação na produção de frangos, devem-se considerar alguns cuidados para se evitar perdas e melhorar a qualidade da carcaça desse produto e as parasitoses são fatores limitantes na avicultura brasileira.
A endoparasitose é uma patologia causada por parasitas dentro do organismo. Gera uma grande preocupação nos criadores e está relacionada com problemas de manejo, higiene, nutrição, genético, ambiente inadequado. Por isso é importante adotar normas de biosseguridade na propriedade e realizar um controle eficaz, saber o ciclo biológico do parasita e a relação parasita-hospedeiro, pois são métodos necessários para realizar um controle destes e evitar perdas econômicas de aves.
As verminoses não deveriam ter tanta importância em frangos de corte levando em consideração o tempo de vida desses animais (ao redor de 45 dias), pois o período de infestação e aparecimento das formas do parasita se completa entre5 a8 semanas. Porém as formas larvais poderão estar presentes exercendo atividades mórbidas nas primeiras semanas de vida do hospedeiro, levando a diminuição do número de animais e queda no desempenho. Já nas aves poedeiras (reprodutores e comerciais), possuem um tempo de vida bastante superior ao período pré-patente dos helmintos, tendo uma maior importância.
As infestações por endoparasitas variam muito de intensidade na dependência de tipo de parasita, órgãos do hospedeiro que são envolvidos no ciclo vital do parasita, número de parasitas presentes no hospedeiro, estado