Endométrio
É o endométrio que permite o alojamento do embrião na parede do útero (nidação). É ele também que, durante os primeiros meses de gravidez, permite a formação da placenta, que vai proporcionar, ao longo de toda a gestação, nutrientes, oxigênio, anticorpos, e outros elementos, bem como eliminar todos os produtos tóxicos resultantes do metabolismo, essencial à sobrevivência, saúde e desenvolvimento do novo ser. Ela é parte do organismo genital da mulher.
Patologia
Adenomiose: Caracteriza-se pela presença de células endometriais em permeio ao miometrio uterino Endometrite
Doença Inflamatória Pélvica
Crescimento da camada basal do endométrio para dentro do miométrio. A parede uterina geralmente torna-se espessada devido à presença de tecido endometrial e hipertrofia reactiva do endométrio. Pode ocorrer formação de pigmentos de hemossiderina durante o período menstrual (raro).
Pólipos
Pólipo endometrial – pólipos com glândulas e estroma abundante resultante da hiperplasia do endométrio. Estroma: monoclonal e glândulas: policlonal. Existem três formas – adenossarcoma (adeno – compontente epitelial benigno; sarcoma – componente mesenquimatoso maligno); tumor do estroma endometrial – (nódulo estromal ou sarcoma estromal); tumor mulleriano misto (ambos os componentes malignos).
Adenocarcinoma de endométrio: