Endometriose
KELLY DA SILVA FERNANDES
LUCIANA LIMA DIAS
NATANIEL CARNEIRO
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR
Prof.ªMARCIA BATISTA
Rio de Janeiro, 2013.2
Endometriose
O que é a Endometriose?
Endométrio é a camada de tecido composto por glândulas e estroma, que recobre internamente a cavidade do útero, sendo responsável pela menstruação quando descama ao final de um ciclo menstrual.
A endometriose é uma importante doença ginecológica caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, ou seja, em qualquer outro lugar do corpo. Atinge as mulheres em idade reprodutiva, pois tem relação com a menstruação.
Como surge?
A endometriose ocorre como resultado de um processo chamado menstruação retrógrada, no qual parte do fluxo menstrual percorre as tubas uterinas em direção à cavidade pélvica. Isso faz com que algumas células do endométrio cheguem à região pélvica e se fixem próximo a ovários, tubas e útero. Em algumas mulheres há uma predisposição genética facilitando esse processo.
Sintomas
Cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais.
*Dor durante as relações sexuais.
* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.
* Infertilidade.
Como diferenciar a cólica "normal" da endometriose?
A cólica menstrual são leves, melhoram com analgésicos ou com pílulas e não se intensificam com o passar do tempo.
Um estudo mostrou que, na adolescência, quando a cólica não melhora com antiinflamatórios ou pílulas, existe cerca de 70 % de chance de encontrarmos endometriose. Nessas condições é fundamental procurar seu ginecologista para que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível, antes que a doença avance para estagio mais severos.
Dor durante as relações sexuais
A dor durante a relação sexual também é um sintoma freqüente na endometriose. Pode ser discreta, mas em algumas