Endomembranas
I. INTRODUÇÃO:
Diferentemente das bactérias, as células eucariótica e subdividida, de forma elaborada em diferentes compartimentos funcionais, contendo cada um deles seu próprio conjunto enzimático e outras moléculas especializadas. Em uma célula de mamíferos, por exemplo, existem entre 10.000 e 20.000 tipos de proteínas incorporadas em seu espaço aquoso correto, em sua membrana ou em suas organelas, com funções definidas. Como cada uma dessas proteínas são direcionadas a chegar a cada um desses compartimentos? Como estes compartimentos são formados e mantidos?
A análise da complexidade da célula eucariótica, concernente ao seu sistema endomembranoso, é o objetivo desta atividade.
II. OBJETIVOS:
1. Identificar os componentes do sistema de endomembranas celulares, caracterizando-os quanto à organização molecular, ultra-estrutura e funções;
2. Caracterizar o processo de endocitose, destacando sua importância para a fisiologia celular e relacioná-lo às propriedades da membrana plasmática e à atividade dos endossomas;
3.Compreender os mecanismos celulares relacionados ao correto endereçamento de proteínas até seu destino final;
4. Reconhecer a importância do mecanismo de degradação de proteínas.
III. PROCEDIMENTO:
Para alcançar os objetivos propostos nesta atividade, o aluno deverá complementar este roteiro de estudo com a bibliografia sugerida respondendo as questões que se seguem e participar das discussões em classe. As figuras em anexo, podem servir para a compreensão das respostas. 1. Apresente e caracterize as organelas ou compartimentos típicos da célula eucariótica, destacando as organelas presentes na célula animal e vegetal:
2. Caracterize o reticulo endoplasmático quanto à morfologia, organização molecular e funções, discriminando as especificidades do reticulo liso e rugoso (fig. 1):
3. Em relação ao complexo de Golgi:
a) caracterize-o quanto à morfologia e a organização molecular;
b)