Endomarketing
É uma ferramenta de comunicação utilizada por empresas privadas e órgãos públicos na relação entre empregador e funcionário.
É importante, pois estreita a relação entre empresa e empregado, fazendo com que o lugar onde se trabalha fique mais harmonioso e assim, motivando a produtividade em prol do objetivo final da empresa.
Antes de ser colocada em pratica a empresa precisa de um planejamento estratégico, entender os conceitos de comunicação interna e saber onde, como e para quem serão aplicados para que assim, o endomarketing não se torne um ato manipulativo dentro da organização.
Canais do endomarketing:
Canais Horizontais:
Refere-se às comunicações laterais entre dois órgãos (dois departamentos, duas seções) ou dois cargos (dois gerentes) no mesmo nível hierárquico.
Canais Verticais:
Podem ser descendentes (de cima para baixo) e referem-se à comunicação entre o superior e os funcionários, veiculando ordens ou instruções. Podem ser ascendentes (de baixo para cima) e referem-se à comunicação entre o funcionário e o supervisor, veiculando informações a respeito do trabalho executado.
Ferramentas:
1. Murais: Semelhante a um quadro de avisos. Devem ser atualizados e colocados em locais de grande circulação como, por exemplo, refeitórios.
2. Jornais impressos: Podem ter apenas quatro páginas, contando com a capa. O conteúdo usa uma linguagem simples e textos curtos para estimular a leitura. O recurso de imagens é indispensável para a diagramação.
3. Boletim Informativo: Canal mais formal. Pode ser impresso ou distribuído para o mailing corporativo. Contém informações sobre a empresa e até conteúdo para desenvolvimento dos profissionais.
4. E-mails oficiais: O e-mail é um dos recursos mais populares. Entretanto, para ser reconhecido como uma comunicação oficial é preciso que tenha uma freqüência pré-definida de envio aos colaboradores e, de preferência, seja emitido pelo presidente da empresa.
5. Caixa de sugestões: É aconselhável que