Endomarketing a Vez Do Clolaborador
506 palavras
3 páginas
Endomarketing - A vez do Colaborador A crescente competitividade entre empresas, a disputa pelo espaço no mercado, têm gerado a necessidade de adequação de políticas por parte dos gestores, os ativos intangíveis se tornaram vitais para a sobrevivência no mercado globalizado.
A postura da empresa, sua missão e valores éticos, o envolvimento emocional dos funcionários, relações interpessoal estáveis, clima organizacional de cooperação adquiriram um peso maior no processo de desenvolvimento das empresas, onde produtos e serviços refletem a imagem interna da organização. As empresas têm buscado no Endomarketing uma forma de se manterem competitivas e alçarem o tão sonhado sucesso.
O Endomarketing vê nos funcionários, o primeiro mercado das organizações, esse reconhecimento desperta nele o sentimento de ser parte fundamental na realização dos objetivos da empresa, aumenta sua valorização pessoal e profissional. Kotler (2000, p. 44) diz que o marketing interno deve preceder o marketing externo. “Não faz sentido prometer serviços excelentes antes dos funcionários destas empresas se apresentarem prontos para fornecê-lo.”
Em endomarketing os esforços são voltados para informar e motivar seus colaboradores, desenvolvendo um plano constante de criação de um ambiente de trabalho nos quais todos se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa. Eles devem se sentir satisfeito com seu ambiente de trabalho e com os relacionamentos em todos os níveis hierárquicos.
A premissa do endomarketing é que os relacionamentos internos entre a organização e seus e funcionários devem funcionar eficazmente para que a empresa possa ter êxito em atingir suas metas. O colaborador que sabe sobre os objetivos e metas da organização, percebe-se sua importância e papel para o cumprimento das mesmas, ele se torna co-responsável pelo sucesso organizacional. Como afirma Brum (1998, p.180) “O principal objetivo do endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada