endocrino
Segundo LUIS OTAVIO SAVASSI ROCHA o pâncreas endócrino se constitui de aglomerado de células formando ilhotas conhecidas como ilhotas de Langerhans.
As células endócrinas são chamadas de imuno-histoquimica e também por seus grânulos na microscopia eletrônica. Estas células são:
A produzem o glucacon estimulante da glicogenolise hepática gerando hiperglicemia estas células representam 20% das ilhotas
B representam 70% de suas células são encontradas somente nas ilhotas e sintetizam proinsulina e insulina. D estas produzem somatotatina que vai agir como inibidora da secreção de insulina e glucacom. De 5 a 10% são encontradas nas ilhotas e no tubo digestivo.
F ou PP produzem pepitideo pancreático este atua na liberação das enzimas gástricas e intestinais e também agem como inibidoras do peristaltismo intestinal, 1 a 2% são encontradas na ilhotas, esparsadas no tecido pancreático e no tubo gastrointestinal.
D1 se diferenciam das D por terem os grânulos de secreção menores. Estas estão nas ilhotas, tecido pancreático exócrinos e outros órgãos. Produzem vasoactive intestinal peptide que é estimulante da glicogenalise possuindo também outros efeitos na secreção intestinal.
Enterocromafins, são distribuídas no organismo, bem escassas no pâncreas encontradas entre as células epiteliais dos ductos e secretam serotonina.
SAVASSI ROCHA, LUIZ OTAVIO
Bogliolo, patologia/ [editor] Geraldo Brasileiro Filho. – 8.ed.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012
Pg. 1161 capitulo 27
endocr14.jpg www.ebah.com.br530 × 371Pesquisa por imagem
1.2 PANCREAS EXÓCRINO
O pâncreas segundo ROSELY ANTUNES PATZINA é uma glândula que pertence ao tubo digestivo, localizada posteriormente ao estomago e ao cólon transverso, ficando entre o duodeno e o hilo. É um órgão alongado aproximadamente de 20cm de comprimento, branco amarelado, envolvido por tecido conjuntivo frouxo formando uma pseudocapsula. Ele é composto de cabeça, corpo e calda. Tem um sistema de