Endividamento das familias brasileiras
1 INTRODUÇÃO 3 4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos estamos vivendo em uma era consumista onde o “ter” é mais importante do “para que ter”, isto está se tornando uma prática muito comum. Percebe-se que as famílias brasileiras estão cada vez mais endividadas por causa da facilidade de créditos e financiamentos, a longo prazo.
Tem crescido com isso o número de inadimplência por comprometer mais de 30% do salário, ao adquirir além do necessário. A tecnologia, o lançamento de novos produtos no mercado, a mídia influenciando o modismo, são um dos fatores que contribuem para que isso ocorra.
O incentivo às compras, a inclusão de novas classes sociais na sociedade de consumo, a facilidade de crédito, a redução de taxas em muitos bens duráveis, a manutenção da geração de emprego e a confiança dos cidadãos na economia, provocam uma movimentação das pessoas em direção à aquisição de bens e serviços.
Diante da facilidade de acesso ao crédito, hoje muitos consumidores não resistem e acabam optando pelo financiamento de suas compras, sem um planejamento para o bom uso dos recursos. O aumento da oferta de crédito e certo descuido nas contas contribuíram para o crescimento das dívidas. Ficando com isso uma parte cada vez maior da renda das famílias comprometida com o pagamento de financiamentos e parcelamento de cartão de crédito.
As pessoas estão devendo cada vez mais, com isso ficam obrigadas a trabalhar mais para pagar suas dívidas, com o incentivo ao consumismo. Como não se tem dinheiro para pagar os débitos, a medida é recorrer ao crédito. A maioria das pessoas não tem educação financeira, não liga para os juros, só quer comprar compulsivamente, com isso acabam recorrendo a empréstimos rotativos de cartões, cheque especial, na ilusão de pagar as dívidas.
2 DESENVOLVIMENTO
A oferta de crédito concedido pelo governo nos últimos anos,