Endereçamento IP
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.
COMPOSIÇÃO DO ENDEREÇO IP
Talvez tenha ficado meio obscura esta idéia de hierarquia de endereços. Vamos ver melhor então.
Basicamente, cada computador numa rede TCP/IP tem é o tal endereço lógico chamado endereço IP. Esse endereço tem 32 bits, donde quatro conjuntos de oito bits (ou quatro bytes ou quatro octetos como o pessoal de rede gosta de falar). Qualquer coisa assim:
10110001 00101111 00010110 101110100
Isso traduzido para a notação decimal dá quatro números menores que 255. Por isso você já deve ter visto endereços IP mais ou menos assim:
136.47.238.169
Aqui então está o truque: esses endereços IP são hierárquicos para facilitar o trabalho de roteamento. Assim, uma empresa pode receber o endereço: 135.10.0.0 para distribuir entre seus computadores e um computador específico dela ter o endereço: 135.10.230.7. Quando o router recebe um pacote com esse endereço de computador, se ele atende a rede 135.10.0.0 sabe que o pacote é seu (de computadores ligados a ele).
Temos então num endereço IP de computador geralmente uma parte que é o endereço de segundo nível e outra parte que é o endereço do computador propriamente dito
A coisa se complica um pouco pois existem três classes de endereços mais usados:
Nos endereços