Encontros e Desencontros na Relação Família Escola
As instituições escola e família têm a função de preparar o individuo que atue na sociedade com uma autonomia porque são nelas que se auto descobrem e descobrem linguagens e regras que estão na sociedade, mas sem esquecer que a escola tem obrigação de ensinar conteúdos específicos, e a família proporcionar um ambiente acolhedor “sem defeitos” o que é impossível. Também mostra que famílias de diferentes camadas sociais têm relações diferentes com a escola, e que há vários modelos que podem ser observados na relação das escolas com os pais.
O contato da família com a escola é fundamental para crianças e jovens, mas de quem é a responsabilidade de educar? O importante não é jogar a responsabilidade de um lado para outro, mas sim trabalhar em conjunto sem esquecer que é muito importante o trabalho socializador para uma probabilidade de sucesso, e que não há escolas para ensinar os pais a educar seus filhos.
Portanto neste texto a autora traz que a família e a escola têm que caminhar juntas na educação da criança, porquanto de acordo com Szymanski (1997) as duas instituições tem muito em comum, as duas buscam preparar os jovens para sua inserção futura na sociedade como individuo cidadão.
Referência Bibliográfica
SZYMANSKI, H. Encontros e desencontros na relação família-escola. Série Idéias, nº 28: 213-225,