ENCHENTES E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE AMBIENTAL
GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
ENCHENTES E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE AMBIENTAL
PELOTAS-RIO GRANDE DO SUL
2012/01
ENCHENTES E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE AMBIENTAL
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da disciplina de Saúde Ambiental do curso de Tecnologia em
Saneamento Ambiental do Instituto Federal SulRiograndense de Pelotas – IF SUL
PELOTAS-RIO GRANDE DO SUL
2012/01
OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estreita relação entre as enchentes e saúde ambiental, analisando suas causas e conseqüências na zona urbana
INTRODUÇÃO
As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. São consideradas, entre as catástrofes naturais, as que mais danos causam à saúde da população e ao patrimônio, com elevada morbimortalidade, em decorrência do efeito direto das inundações e das doenças infecciosas secundárias aos transtornos nos sistemas de água e saneamento.
Com a chegada da estação das chuvas, cresce a preocupação sobre o aparecimento de doenças, sobretudo as transmitidas por água, alimentos, vetores, reservatórios e animais peçonhentos. Este fato gera a necessidade de intensificação das ações de vigilância em saúde de forma oportuna, coordenada e articulada com outros setores e com base em dados para a tomada de decisões.
CAUSAS DAS ENCHENTES
As enchentes, nos dias de hoje, são resultado de um longo processo de modificação e desestabilização da natureza por forças humanas, que acompanha o crescimento rápido e não planejado da maior parte das cidades.
Antigamente, as várzeas (margens dos rios) faziam o controle natural da água. O solo ribeirinho era preparado para ser inundado nas épocas de cheia, absorvia boa parte da água que