Emulsao oleo em agua
TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
Ana Valéria Pereira Santos
Karine da Conceição Santos
GERAÇÃO DE EMULSÕES
Óleo em Água
Aracaju
Setembro, 2010
Ana Valéria Pereira Santos
Karine da Conceição Santos
Geração de Emulsões Água em Óleo
Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Processamento em Petróleo e Gás, ministrado pela professora Ingrid Cavalcante Feitosa, no 2° Semestre de 2012.
Aracaju
Setembro, 2012
1.0 INTRODUÇÃO
As emulsões consistem de fases liquidas dispersas em outra fase liquida chamada de fase continua que é imiscível com o liquido da fase dispersa.
As características de uma emulsão mudam desde o in9icio da formação ate a sua completa resolução. Isso ocorre devido a existência de grande variedade de matérias absorventes no óleo. As características da emulsão também variam com a temperatura, pressão, grau de agitação e tempo de formação da emulsão.
Assim a agua é um componente indesejável no processo de produção de petróleo, vários métodos são utilizados no processo da emulsão agua em óleo. Na emulsão agua em óleo, a agua e a fase dispersa e o óleo e a fase continua. De modo geral as emulsões de agua em óleo apresenta uma aparência gordurosa e as gotículas das fases dispersas estão em continuo movimento aleatórias na emulsão. O tempo necessário para ocorrer à quebra da emulsão ou separação da fase varia isso vai depender como e feito a emulsão e das condições de preparação das mesmas.
2.0 OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Na realização dessa experiência procuramos o conhecimento e aprendizado relacionado ao comportamento das emulsões óleo em agua. Os problemas enfrentados diariamente relacionados as separações das emulsões nos separadores de óleo, como elas ocorrem, os fatores que as influenciam, o que é necessário para que elas ocorram.