Empuxo
LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
Francisco Marcos
Ravel Rocha
Ayala Pimentel
Luis Gustavo
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL Il
Rio Branco
2014
Francisco Marcos
Ravel Rocha
Ayala Pimentel
Luis Gustavo
4° PRÁTICA – Empuxo da Agua
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Laboratório de Física Geral Il da Universidade Federal do Acre - UFAC
Docente: Jorge Luis López Aguilar
Rio Branco
2014
Objetivos
Identificar o empuxo como a aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido.
INTRODUÇÃO
Os fluidos são substâncias com capacidade de fluir, ou seja, líquidos e gases.
Eles estão presentes em nosso dia-a-dia seja ao redor de nosso corpo, no clima, entre outros. São também fundamentais nos transportes: os aviões voam sobre eles, os navios flutuam. Dessa forma, eles constituem fonte importante de estudo dentro da física.
Um fenômeno comum atribuído à dinâmica dos fluidos é o fato de nos sentirmos “mais leves” quando estamos dentro d’água. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima. Essa força é denominada de empuxo e será estudada nesse relatório juntamente com o Princípio de Arquimedes. O conhecimento acima citado permite também que se descubram as densidades dos materiais mergulhados em um fluido.
Teoria - Princípio de Arquimedes
Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Assim:
onde:
=Empuxo (N)
=Densidade do fluido (kg/m³)