Empuxo da Terra
O projeto de um muro de arrimo, como acontece com qualquer outro tipo de estrutura, consiste essencialmente na repetição sucessiva de dois passos: a determinação ou estimativa das dimensões e a verificação da estabilidade aos esforços atuantes. Para a escolha das dimensões o projetista lança mão da própria experiência e observação ou ainda pode ser orientada por fórmulas empíricas. Determinadas as forças que atuam na estrutura, tais como o seu peso próprio, empuxos causados pela pressão da terra, eventuais cargas aplicadas no topo do muro e as reações do solo, podemos ter a idéia da estabilidade. Conhecimentos da mecânica dos solos, são importantes em duas faces do projeto:
Avaliação da pressão da terra atuando no muro;
Verificação da capacidade de suporte do solo nas fundações. O empuxo de terra se torna de suma importância afim de se conseguir planejar uma obra e através do trabalho a seguir poderemos obter mais informações de como se classificam e os cálculos necessários para o mesmo.
2 OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo definir o que vem a ser empuxo da terra, sua classificação e cálculos pertinentes.
3 METODOLOGIA
Para a elaboração do presente trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica a fim de abordar todos os assuntos pertinentes a empuxo da terra.
4 EMPUXO DE TERRA
4.1 Definição
É a força que uma massa de solo exerce sobre alguma estrutura que com ela esteja em contato. A determinação do valor do empuxo de terra, que é entendido como a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato, é fundamental na análise e projeto de obras como muros de arrimo, cortinas em estacas pranchas, cortinas atirrantadas, escoramentos de escavações em geral, construções em subsolos, encontros de pontes, entre outras situações semelhantes a estas.