Empresas
Crescimento: duas conotações
1. Aumento do montante dos resultados, como por exemplo a elevação da produção, das vendas, etc.;
2. A melhora na qualidade, como se fosse um resultado de um processo de desenvolvimento, que se dá através de uma série de mudanças internas que levaram à mudanças estruturais consideráveis;
Normalmente, nos organismos econômicos (firmas/empresas), se considera somente o aumento quantitativo, que se expressa através do lucro da empresa.
Firma/empresa: responsáveis pela produção e geração da renda. É uma instituição que tem por objetivo reunir, organizar e remunerar os recursos produtivos fornecidos (ou necessários), cuja atividade resulta na oferta de bens e serviços da economia.
As estratégias de crescimento, que compreende também a ampliação de mercado, são elaboradas através da inovação tecnológica, da aplicação de novas técnicas para a produção, da introdução de novos produtos.
Mas por que se precisa pensar em estratégias de crescimento? Atualmente, a realidade capitalista mostra que a concorrência perfeita não faz parte da realidade. Em outras palavras, pode-se visualizar o predomínio de estruturas de mercado em concorrência imperfeita e oligopólios.
ESTRATÉGIAS:
I) Redução de preços. Campanhas promocionais, redução de custos;
II) Métodos de venda. Parte-se da idéia de os compradores não tem total conhecimento sobre todos os preços existentes e tem uma capacidade limitada dos consumidores de comparar qualidades. Isso demonstra que os consumidores têm preferências irracionais. Os empresários, por sua vez, fazem uso disso para oferecer tipos e qualidades diferentes dos produtos concorrentes, ou seja, DIFERENCIAR OS PRODUTOS. Os métodos de venda introduzirão no mercado os produtos diferenciados, pois os consumidores precisam ser convencidos das vantagens. Na verdade, a publicidade tem a função de apresentar as vantagens desse produto diferenciado.
III) Diferenciação de