Empresas
A empresa é uma pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista. Também tem o objetivo de atender alguma necessidade humana. À Concepção de uma empresa, não se torna possível sem a adoção de uma serie de princípios administrativos que irão engendrar a organização o consequente desenvolvimento da empresa.
É traço característico da empresa a organização dos fatores da produção, pois o fim produtivo da empresa pressupõe atos coordenados e programados para se atingir tal fim.
Tal organização pode assumir as formas mais variadas de acordo com as necessidades da atividade, abrangendo (seja a atividade que se exercita organizando o trabalho alheio, seja aquela que se exercita organizando um complexo de bens ou mais genericamente de capitais). Ou como para mais advém àquela que se atua coordenando uns e outros.
As empresas podem ser classificadas de diversas formas sendo as mais comuns jurídicas.
Sociedade: Por quotas: nas sociedades por quota capital é representado por quotas, cada uma das qual alocada a um determinado sócio.
Sociedade anônima: Neste tipo de sociedades o capital é representado por ações, as quais não estão alocadas a acionistas específicos.
Sociedade em comandita: Sociedade que se caracteriza pela existência de dois tipos de sócios: os comanditários e os comanditários.
A empresa como expressão da atividade do empresário: A atividade do empresário está sujeita a normas precisas, que subordinam o exercício da empresa a determinadas condições ou pressupostos ou o titulam com particulares garantias. São as disposições legais que se referem à empresa comercial, como as suas registro e condições de funcionamento.
A empresa como idéia criadora, a que a lei concede tutela: São as normas legais de repressão à concorrência desleal, proteção à propriedade imaterial (nome comercial, marcas, patentes etc.).
A Empresa como um complexo de bens, que forma o estabelecimento comercial, regulando a