Empresas Transnacionais
Uma Empresa transnacional é uma entidade autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais, sendo acusadas por alguns, por este motivo, de não serem vinculadas a qualquer país, mesmo àquele no qual se originou.
Globalização: a inserção das transnacionais
A globalização corresponde a mais recente fase da expansão capitalista. Este processo difere dos demais por dispensar a ocupação territorial. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, obtidas graças à agilidade nos deslocamentos e à eficiência das comunicações.
O motor da globalização é a competitividade. Visando à obtenção de produtos competitivos no mercado as grandes empresas financiam ou promovem a pesquisa, do que resulta um acelerado avanço tecnológico. Esse avanço implica informatização de atividades e automação da indústria, incluído até a robotização de fábricas.
Neste aspecto, a produção deixa de ser local para ser mundial, o que também ocorre com o consumo, uma vez que os mesmos produtos são oferecidos à venda nos mais diversos recantos do planeta. Nessas condições, a eliminação de barreiras entre as nações torna-se uma necessidade, a fim deque o capital possa fluir sem obstáculos. Neste contexto inserem-se as transnacionais.
Multinacionais X Transnacionais
O termo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à ideia de que uma empresa teria várias nacionalidades. Atualmente, tais empresas recebem a denominação de Empresa transnacional, pois na realidade são empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem. Abaixo estão alguns exemplos de transnacionais:
Petrobras, Gerdau, Vale, Aracruz, Sadia, Microsoft, Coca-Cola, HSBC, Nokia e McDonald's.
A importância das transnacionais
Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu