Empresas em portugal - dificuldades e desafios
DIFICULDADES E DESAFIOS por: Fernando Palma nº 4915
Introdução ao Estudo da Empresa
SOLICITADORIA e-learning|2010
Docente: Luís Guerreiro
Prefácio
“Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem a mais inteligente, mas o mais receptivo a mudanças. “ (Charles Darwin)
A maioria das ciências pode aprender muito com a natureza e a gestão empresarial não é excepção. À medida que caminhamos para uma economia de informação em ritmo cada vez mais acelerado, a capacidade de reagir rapidamente e decididamente a mudanças ambientais será muito mais importante do que recursos financeiros, economias de escala ou de qualquer outra "era industrial" de vantagens competitivas que possa surgir.
A maioria das empresas e a maioria dos gestores ainda estão a empregar técnicas de gestão no âmbito da "produção em massa", que herdámos da era da revolução industrial, (Modern Times - Charles Chaplin|1936) e insistem em manter essa mentalidade. A maioria das empresas é criada com o foco na melhoria contínua, ao invés da inovação descontínua. Sabem como ficar melhor, não sabem é como começar de forma diferente, como se adaptar.
Tomemos como exemplo a Nokia. Fundada em 1865 como uma fábrica de celulose, reinventou-se várias vezes, passando de papel higiénico e botas de borracha para pneus de carro. Hoje a Nokia é a líder indiscutível no mercado de telefones móveis, e não me surpreenderia nada de ver a Nokia a se reinventar novamente num futuro próximo.
Atualmente, outra empresa que está focar sua estratégia de "inovação" em vez de "otimização" é a Google.
Introdução
Acredito particularmente que toda e qualquer dificuldade e desafios dependem essencialmente de três fatores: Perspetiva, visão e escolhas.
A forma como as empresas encaram as dificuldades, e enfrentam os desafios: Prespetiva;
A capacidade de inovar e de antecipar acontecimentos, através dos ensinamentos do passado: Visão;
A determinação e a capacidade de alterar o caminho a seguir: