Empresas de Bases Tecnológicas
Podemos defini-las como sendo empresas que produzem serviços ou produtos de alta tecnologia, mas não é só isso. Podemos incluir nessa classe todas as que dependem de conhecimentos inovadores e insumos tecnológicos para prestar serviços aos seus clientes.
Uma empresa de base tecnológica tem basicamente dois principais insumos: Técnicos altamente especializados e processos inovadores. Os produtos gerados por essas empresas são insumos de conhecimentos e de alto valor agregado. Usualmente os produtos não existem fisicamente e a sua comercialização pode ser feita via computador envolvendo outros países.
As maiores características das EBTs são:
Produtos/serviços de alto valor agregado
Uso da tecnologia nos produtos ou processos
Ciclo de venda longo (meses/anos)
Investimento e capital de giro
Proteção da propriedade intelectual
Patentes
Gera empregos qualificados e com boa remuneração
Para os empreendedores que desejam abrir ou que já abriram uma Empresa de Base Tecnológica, é indicado que esteja próximo de universidades de ponta em pesquisa, já que através delas você encontra os mais avançados pesquisadores, pesquisas e laboratórios – pontos básicos para seu processo de P&D. Além disso, universidades apresentam também oferta de mão-de-obra altamente qualificada, tanto para P&D; quanto para Gestão.
Incubadoras
Definição: ambiente para auxiliar o estabelecimento e crescimento inicial de empresas de base tecnológica.
O que oferecem: local físico (junto com outras empresas incubadas), serviços básicos administrativos e de suporte (advogado e contador), consultorias (normalmente em gestão), realização de cursos e workshops– tudo isso com um custo bem mais baixo que o normal.
Por que incubar: ganhar tempo para pesquisa e desenvolvimento (P&D;). Nos estágios iniciais a tecnologia não é comercializável e o seu mercado foco ainda está sujeito a muita incerteza; além disso, a falta de experiência em