Empresas Cidadãs
Podemos destacar a pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde o mesmo tomando como principio os dados cadastrados na Central de Empresas (CEMPRE), foi citado que o número de empresas cadastradas em 2010 superou em 6,1% o de 2009. No entanto a pesquisa revela que 48,2% das empresas não sobreviveram após três anos de existência.
Dados como esses mostram a ineficiência e incapacidade da grande maioria em gerenciar um negócio.
Tomando como base a pesquisa realizada pelo IBGE, podemos destacar o uso das Funções Administrativas: Planejamento, essa função é prévia importante sobre o futuro da empresa, é a partir desse principio que a empresa pode projetar-se a médio ou longo prazo. Organização relaciona-se com a estrutura, com as responsabilidades. Direção engloba a tomada de decisões, motivação e desenvolvimento pessoal. Controle, as empresas não podem atuar com base no improviso, é necessário um considerável esforço em suas várias operações e atividades.
É de suma importância que se utilize tais funções visando o crescimento e o reconhecimento da empresa.
Nesse contexto o sistema econômico-tributário ajuda, mas também pode contribuir para a retirada de empresas do mercado. Atuamos com uma alta carga tributária, é complicado para uma empresa que está iniciando suas atividades pagar tantos tributos, taxas e contribuições, principalmente se esta empresa que inicia as atividades estiver financiando a sua entrada no mercado através de empréstimos total ou em parte. Fica claro que uma boa estratégia e um bom plano de negócios ajuda a empresa a se manter no mercado. A