Empresas Agícolas
Conceito
Entende-se por empresa agrícola, uma entidade técnico-econômico no âmbito da qual, o respectivo empresário agrícola, utilizando recursos limitados de trabalho e capital, toma as decisões necessárias à implementação de um determinado sistema de produção, com o propósito de alcançar duradouramente certo conjunto de objetivos, resultados econômicos ou outros. Outra definição de empresa agrícola seria uma unidade técnico-econômica que utiliza mão-de-obra e fatores de produção próprios e que deve satisfazer as quatro condições seguintes: produzir um ou mais produtos agrícolas; atingir ou ultrapassar uma certa dimensão mínima( área ou nº de animas); estar sujeita a uma única gestão; estar localizada num local bem determinado e identificável.
Tipos de atividades
O setor rural é uma área que abrange a exploração de plantas e animais, como apicultura, piscicultura, transformação de produtos agrícolas, pecuários e composição de produtos “in natura”. As atividades do setor agrícola estão relacionadas à extração cultivo e aplicação e aplicação da matéria-prima produzida ou explorada no campo, também é considerado a agricultura como um conjunto de atividades para plantio e cultura de alimentos que são dividas da seguinte maneira: atividades temporárias, que são as que se extinguem pela colheita, sendo seguidas de um novo plantio; e atividades permanentes que é aquela de duração superior a um ano ou que proporcionam mais de uma colheita, sem a necessidade de novo plantio, recebendo somente tratos culturais no intervalo entre as colheitas.
Funções
Todas as empresas têm suas atividades econômicas voltadas à obtenção de lucratividade, com as empresas de origem agrícola acontecem sempre a visualização do lucro no final da cadeia produtiva. Ela se caracteriza pelo cultivo da terra com um objetivo claro de produzir alimentos e matérias primas, destinando e classificando os gêneros em consumo, industrialização, venda e mistas.
Formas de