Empresa X Empres Rio
Começaremos com a definição de empresa, ou seja, é aquilo que se empreende. A iniciativa de uma ou mais pessoas para exploração de um negócio.
Importante destacar que no dia-a-dia encontraremos como sinônimo de empresa as seguintes expressões: companhia, organização e sociedade. Nota-se que como se trata da exploração de um negócio, consequentemente visa lucros, o que compõem juntamente com seus colaboradores, uma atividade organizada que produz bens ou serviços visando atender alguma necessidade humana, e está incluído nessa atividade o capital, a mão de obra, insumos e tecnologia.
Ainda falando da empresa, precisamos definir que estrutura ela tem:
Produção: transformação da matéria-prima em um produto acabado.
Prestação de serviços: não desenvolve nem transforma matéria-prima em produto acabado, seu papel é somente prestar serviço a seus clientes.
Capital: é a parte financeira da empresa, engloba tanto os investimentos para sua abertura, como os recursos que devem ser mantidos em “caixa” para seu pleno funcionamento.
Comercialização: é a troca de mercadoria por dinheiro, visando atender a necessidade do cliente.
Recursos humanos: para a empresa obter sucesso, todas as pessoas envolvidas devem ter um maior preparo técnico, investir em capacitação profissional e estar preparadas para constantes mudanças provenientes do mercado de trabalho. Porém, somente a experiência e a qualificação não são suficientes, todo profissional deve lembrar que é essencial ter iniciativa, ser dinâmico, comunicativo, possuir liderança e saber trabalhar em equipe.
O conceito de empresário é muitas vezes confundido com conceito de empresa, porém segundo o artigo 966 do Código Civil Brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, enquanto conceito de empresa define-se por uma unidade