Empresa sustentável - natura
A questão da sustentabilidade é muito discutida nos dias de hoje. Poucas empresas possuem a preocupação de desenvolver seu trabalho sem prejudicar a natureza.
A Natura, uma das mais bem sucedidas empresas fabricantes de cosméticos, produtos de higiene pessoal e de perfumaria, fundada em 1969, é um dos poucos exemplos de empresas que age pensando na melhoria das questões ambientais. A trajetória da empresa é marcada pela busca permanente da inovação e guiada pelos princípios da sustentabilidade, antes mesmo de serem bem definidos os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social.
Então, desde 1983 a Natura vêm se preocupando em praticar ações concretas a caminho da sustentabilidade. Ela acredita que as empresas precisam atender as necessidades de consumidores da sociedade mas precisa também contribuir de alguma forma na busca de um mundo melhor. A Natura vai à natureza buscar ativos da biodiversidade brasileira para unir seu uso tradicional com o conhecimento científico para transformá-los em produtos inovadores e que respeitem o meio ambiente. “Responsabilidade social, para a Natura, é fator de favorabilidade ao negócio, impulsionar resultados econômicos conscientes, maior interação com a rede de relações, aumento do valor marca e da capacidade de atrair e reter talentos profissionais”.
Entre as atividades sustentáveis e de responsabilidade social dessa empresa, alguns exemplos estão a seguir:
o fato de reduzir as embalagens plásticas - a empresa passou a oferecer produtos com opção de refil, cuja massa média é 54% menor que a da embalagem regular. Graças a essa ação, desde então, a Natura a deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens, além de reduzir o consumo de recursos naturais.
testes dos seus produtos com animais - substituiu a matéria animal e mineral por vegetal, utiliza álcool orgânico na fabricação de seus produtos.
a empresa usa de modelos ecológicos de produção vegetal, com o