Empresa Lince
A empresa Lince atua no mercado de São Paulo-SP, no ramo de cosméticos, especificamente na produção de batons, sendo que há mais de 20 anos. Com uma estratégia voltada para os mercados A e B da capital paulista, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedora de produtos de qualidade, mesmo cobrando altos preços por eles.
A empresa Lince sempre foi considerada pelos concorrentes, fornecedores e parceiros como uma empresa que valoriza a marca de seus produtos, sempre prestigiando seus recursos humanos e tendo uma preocupação com a comunidade do bairro onde está localizada (Moóca-SP). Suas políticas sociais incluem desde creches para funcionários até programas de educação de jovens e adultos do bairro. Suas atitudes foram merecedoras de prêmios concedidos para as empresas que se preocupam com a Responsabilidade Social.
Em grande parte, estes aspectos se devem ao nível de exigência dos seus consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa com as consumidoras de batons pertencentes à classe A e B, a maioria afirmou que valoriza mais a qualidade em detrimento ao preço. Outros pontos citados: a valorização dos locais onde os produtos eram vendidos (geralmente butiques localizadas em bairros de classe média e alta ou shoppings), uma boa tecnologia de fabricação e um serviço de reclamação eficiente.
No início de 2013, os diretores da empresa se reuniram para avaliar o ano de 2012, que não foi nada bom. A empresa sofreu um decréscimo de vendas que comprometeu os lucros. Segundo dados da contabilidade, os prejuízos no exercício de 2012 foram de R$ 500 mil, para uma receita de 5 milhões, ou seja, aproximadamente 10% de prejuízo em relação à receita. Esse prejuízo não foi causado pela margem de lucro dos produtos, que em média são da ordem de 40%, e sim pela diminuição da demanda (venda).
Essa situação levou ao presidente da empresa, o Sr. Rosemberg, a tomar medidas drásticas, tais como, substituir o