EMPRESA FAMILIAR
Aluna: Juliana da Cruz Leão
Turma: B7AN3
A empresa familiar
O artigo apresentado é resultado de uma pesquisa realizada por Silvia Cristina Carvalho e Silva, com abordagem do tema “A empresa Familiar”.
Na introdução do texto é utilizando citações para abranger mais o conhecimento sobre o assunto. Segundo Amaral e outros (1999) a empresa familiar está na origem da formação econômica brasileira, pois as capitanias hereditárias – como o próprio nome diz – foram o primeiro tipo de empreendimento privado brasileiro. A imigração europeia, na segunda metade do século passado e no inicio do atual, embora tenha aportado novas técnicas e novas ideias gerenciais, não alterou a característica básica da empresa familiar brasileira: um negocio que passa de geração, como maior ou menor grau de êxito na razão direta em que os herdeiros tenham sido preparados ou não para consolidar e ampliar o patrimônio legado por seus pais e avós, ou para dissipá-lo como em muitos exemplos ocorreu.
O artigo apresentado busca englobar tópicos importantes como a sucessão na empresa familiar que fala sobre o sucessor e o sucedido. O sucessor que poderá ou não se identificar com o sucedido, contribuirá na melhoria adequação e perpetuação da obra que recebeu. Sua missão deve privilegiar preservação de valores, representatividade da sociedade, preservação da empresa , obtenção de resultados e fidelidade de acordo com a gestão. Isto porque, segundo Carlzon apud Ehlers, suceder é substituir com técnica e sabedoria o que já vem sendo feito. Sabendo beneficiar-se da historia e trajeto percorridos no tópico controle e gestão mostra segundo Bernhoeft (1991) onde recomenda as seguintes atitudes no controle das empresas familiares, independentemente de terem aberto ou não seu capital.
O tema abordado é importante para mostrar que as empresas familiares tem sua vantagens, mas também há desvantagens e desvantagens, e como qualquer outra empresa exige cuidados para manter seu capital positivo.