Empresa facímpia
Cidadania: Dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres. Podemos dizer que cidadania se concentra em três direitos básicos a seguir:
Civil
Político
Social
Analisando os tópicos acima, podemos afirmar que o morador de uma comunidade (favela), está totalmente excluso do conceito de cidadania, pois no mesmo instante que não tem seus direitos garantidos, por outro lado, não cumpre com seus deveres como cidadão (deixando de lado agora as exceções). Exemplo disso, podemos citar o fato de a grande massa moradora de uma favela não contar com direito básicos (moradia, educação, segurança, saneamento básico, saúde, emprego, lazer) e contraditoriamente, muitos tem barraco equipados de maneira clandestina com TV a Cabo, energia elétrica, água, internet, sem pagar pelos serviços e muito menos impostos. Sem direitos e sem deveres.
Sociedade Civil: É representada como o terreno dos conflitos econômicos, ideológicos, sociais e religiosos que o Estado tem a seu cargo intervir como mediador. Dentro das favelas, o Estado simplesmente se omite na questão, deixando a comunidade a mercê do poder paralelo. Mas quando resolve agir, é com o peso da violência policial, subindo o morro, propagando o medo e o terror, tratando todos como marginais. Vale lembrar que na favela também tem pessoas trabalhadoras.
Desigualdade Social: A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente, sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Dentro das favelas acreditamos que isso não aconteça, pois não há uma diferença de renda grande entre os habitantes da comunidade. Todos compartilham de um nível de renda bem próximos.
Exclusão Social: As exclusões são de uma forma geral, dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até a discriminação de um determinado grupo. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social,