Empresa dos sonhos
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Jumanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Tecnologia em Recursos Humanos.
Prof. Elisete A. Z. de Oliveira, Joenice Leandro Diniz, Henry Nonaka, Ulysses Januzzi
Itapetinga
2012
Introdução
Todo profissional sonha com um lugar imaginário onde ele será bem remunerado, com um ambiente acolhedor, equipe de trabalho parceira e um chefe amigo. Talvez o lugar ideal só exista no imaginário dos profissionais, mas muitas empresas hoje conseguem ter uma proposta de trabalho atraente e um alto grau de retenção de seus profissionais.
Ninguém que possa escolher prefere empresas onde ainda exista a cultura do desrespeito, da exposição gratuita do empregado. A agressão moral, o desmando e a bajulação são práticas que vem sendo extintas e onde sobrevivem certamente diminuem a competitividade das organizações, pois afastam quem se desempenha bem e leva as relações internas a um nível com contornos duvidosos. Nesta discussão também se insere a limitação dos espaços gerenciais. Gerente não é operário, precisa ter espaço de atuação e sua posição resguardada sob pena de descrédito perante suas equipes.
Possibilidade de carreira e um espaço organizacional que gere aprendizado são genuinamente fatores de atração e retenção. Hoje, a maioria dos profissionais cuida amiúde de seu repertório de conhecimento e busca empresas onde possam crescer horizontal ou verticalmente. No momento de uma escolha, estes fatores podem decidir um futu
Desenvolvimento
As empresas desejam escolher bem seus colaboradores, mas também querem ser objeto de desejo. Não há como fechar os olhos à influência da mídia na formação de imagens, mas sabe-se que, há muito tempo, que colaboradores satisfeitos tem melhor desempenho e constroem grandes marcas. Esse conceito de marketing é cada vez mais palpável na área de recursos humanos. Atualmente segundo a pesquisa