empresa dos sonhos
Dentre os fatores que mais motivam as pessoas a ingressarem em uma organização encontram-se: remuneração, perspectiva de carreira, benefícios e o escopo de trabalho em si. Contudo, diversas pesquisas apontam que o que retém um profissional em uma empresa é o clima organizacional, respeito e alinhamento de interesses.
Clima: as pessoas procuram um lugar de trabalho que tenha camaradagem. Onde as competições internas sejam disputadas de forma sadia e honesta. Que, no momento de trabalhos estressantes, as mesmas se sintam apoiadas e mesmo nas situações onde o erro aconteça, este seja trabalhado como oportunidade de aprendizagem. Procuram amigos profissionais, chefes acolhedores e não persecutórios, gente que busque trabalhar em equipe, e mesmo que esta busca seja árdua, que o dia-a-dia e as escolhas organizacionais fortaleçam os mesmos neste sentido.
Ninguém que possa escolher prefere empresas onde ainda exista a cultura do desrespeito, da exposição gratuita do empregado. A agressão moral, o desmando e a bajulação são práticas que vem sendo extintas e onde sobrevivem certamente diminuem a competitividade das organizações, pois afastam quem se desempenha bem e leva as relações internas a um nível com contornos duvidosos. Nesta discussão também se insere a limitação dos espaços gerenciais. Gerente não é operário, precisa ter espaço de atuação e sua posição resguardada sob pena de descrédito perante suas