Empresa do brasil
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a empresa Brasil Foods S.A., que é a junção das empresas Sadia e Perdigão S.A., formando a maior empresa de alimentos industrializados do Brasil, sendo assim, desde sua estrutura organizacional, mostrando seus níveis estratégico, tático e operacional, passando pela vista que a organização possui no mercado, até o impacto que ela desenvolve na economia. Nosso objetivo também é trazer ao conhecimento dos leitores, o que acontece dentro da empresa Brasil Foods S.A., com o intuito de expandir a riqueza do saber administrativo para todos que apreciam este segmento e contribuindo então para a riqueza do conhecimento de todos que apreciam esta temática.
2. HISTÓRICO
Como sabemos que a Brasil Foods S.A. é a união das empresas Sadia e Perdigão, observamos a necessidade de falar um pouco, historicamente a respeito das duas empresas. Visto que esta união é bem recente, a organização fundida demonstra pouco histórico, devido a essa junção ter acontecido no ano de 2009. A Sadia S.A., nasceu no ano de 1944, por Attilio Fontana, em Concórdia, Santa Catarina. Em 1947, abriu-se uma filial de distribuição em São Paulo, com o objetivo de adentrar com força no mercado nacional. Logo em seguida, em 1952, a empresa adquiriu um avião da Painar do Brasil, com o fim de expandir suas vendas.
Com o passar dos anos criou-se a Frigobras e lançou-se o hambúrguer Sadia. Em 1971, a sua razão social mudou para Sadia Concórdia, e em 1971, a organização começa a exportar seus produtos para o extremo oriente Japão e Hong Kong. Entre 1991 e 1992, foram abertas filiais em Tóquio, Milão e Buenos Aires e entrou no mercado de margarinas com a marca Qualy e no segmento de sobremesas em 1999, com a marca Miss Daisy. Em 2001, entrou na bolsas de Nova York e retoma o abate de bovinos, com seu frigorífico no município de Várzea Grande, arrendado pelo grupo Friboi. E por fim,