empresa de sucesso
Acreditar. Essa é uma palavra que o paranaense de Maringá e fundador do China in Box, Robinson Shiba, carrega desde pequeno, e pretende passar para as próximas gerações de sua família. Em sua infância, Shiba teve influências marcantes que o ajudaram a identificar e moldar seu caminho. Parte dessa garra ele deve a seu pai, que sempre acreditou e apostou todas as suas fichas nas ideias do filho.
Foi em uma viagem aventureira para os Estados Unidos, junto a um amigo, que o empresário teve a ideia de abrir um delivery de comida chinesa que entregasse na “caixinha”. Shiba, que se formou em Odontologia, decidiu largar a carreira por causa de uma ideia inovadora.
Na mesma viagem aos Estados Unidos, passou por diversas experiências. Uma delas foi trabalhar em restaurantes e fazer entregas. Com isso, pode perceber que a comida chinesa era pouco conhecida no Brasil. Foi a partir desse momento que seu espírito empreendedor nasceu. Isso só lhe deu mais vontade de estudar sobre todo o processo de uma empresa delivery.
Mesmo depois de voltar ao Brasil, em 1988, passou um tempo estudando e pesquisando formas para implantar seu projeto. O China in Box só foi inaugurado em 1992, no bairro de Moema, na Zona Sul da capital paulista. Foi lá que Shiba abriu sua primeira unidade, confiante que a região ajudaria muito no curto espaço de tempo que tinha para atingir o maior número de pessoas possível para receber o retorno sobre seu investimento.
Com mais planejamentos e ideias em mente, o mais novo empresário continuou atento às oportunidades que surgiam. Vários pedidos apareceram para transformar o China in Box em franquia e, assim, o PME continuou a expandir sua rede. Tempos depois, tornou-se sócio de um restaurante japonês e, em 2007, as marcas foram incorporadas, dando origem ao Grupo Trenffoods, na qual Robinson Shiba é presidente.
Uma ideia inovadora e corajosa rendeu mais de 150 franquias no Brasil em apenas 20 anos de existência da marca. Mesmo hoje, com mais de 200