Empresa cidadã
Joana Luciana Silva (UNICENTRO), Marielle Meneguel (UNICENTRO), Wagner Luiz Lubacheski (UNICENTRO), Silvio Roberto Stefano (Orientador), e-mail: silvio.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Administração, Campus Pitanga, Paraná.
Palavras-chave: Empresas cidadãs, responsabilidade ambiental, responsabilidade educacional, responsabilidade social.
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é discutir as práticas de responsabilidade social de três empresas de diferentes segmentos de mercado e seus respectivos projetos sociais e quais são os seus impactos. O método adotado foi exploratório e descritivo, utilizando-se de livros e sites. Desenvolvido no segundo bimestre de 2011.
Introdução
A questão da responsabilidade social empresarial é tema recente, polemico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelos empresários, em visão bastante simplificada, até a implementação de ações sociais no plano de negócios das companhias, em contexto abrangente e complexo.
Segundo Longenecker (1981), a empresa deve reconhecer que sua responsabilidade para com a sociedade e para com o publico em geral vai muito além de suas responsabilidades com seus clientes. Longenecker (1981) ainda afirma que a responsabilidade social, implica um sentido de obrigação para com a sociedade. Esta responsabilidade assume diversas formas, entre as quais se incluem proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades de emprego, serviços sociais em geral, de conformidade com o interesse publico.
Existem vários elementos que podem motivar as empresas a atuar de forma socialmente responsável. Isso pode ocorrer por pressões externas, pela forma instrumental ou por questões de princípios.
Material e Métodos
O presente trabalho é caracterizado como exploratório e descritivo, utilizando-se de referencial teórico por