emprendoria
1243 palavras
5 páginas
Benchmarking O Benchmarking é um método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão, mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos, comparações e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras empresas, normalmente reconhecidas como representantes das melhores práticas.
O processo gera informações importantes para que as empresas conheçam diferentes maneiras de lidar com situações e problemas semelhantes e, desta forma, contribui para que possam aperfeiçoar os seus próprios processos de trabalho e determinar as "melhores" práticas para um processo ou produto em particular.
Entender benchmarking é entender que “tudo é relativo.
A mulher das cavernas já sabia que tinha que ser mais atraente que as demais (concorrentes) para conseguir os melhores homens (... entre os concorrentes) para ter mais e melhores filhos (...que a concorrência)...!! Benchmarking, benchmarking, e mais benchmarking!!
Foi graças a ele – o benchmarking – que o homem evoluiu; e não só o homem (...Darwin)! Sem esse benchmarking, teríamos involuido; nem estaríamos aqui, eu escrevendo, você lendo, questionando, interagindo, “buscando o melhor” (... benchmarking mais uma vez).
Benchmarking é uma prática gerencial imprescindível para a sobrevivência empresarial nos tempos atuais. Achar que estamos fazendo algo muito bem e ficarmos satisfeitos é caminho certo para a frustração, e a curto prazo!
Benchmarking é a busca da melhoria contínua com caráter competitivo .
Praticar benchmarking é estar sempre atento – ouvindo, enxergando, pesquisando, descobrindo – o desempenho dos 'outros'. E buscar superá-los, bater recordes – para ser o melhor, ou estar entre os melhores.
Para uma boa prática de benchmarking, recomendo dar especial atenção ao que considero como seus três aspectos principais:
1. Tenha objetivos bem claros e bem conscientes. Muitas vezes somos levados pela moda. Não faça benchmarking visando ser mais