Emprendedorismo
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
EXAME
Docente: Professora Doutora Virgínia Trigo
Aluno: Fernando Câmara
ISPU - CEPPA
Maputo, 24.05.2008
1. A) Todas empresas começam pequenas, o mais importante é ter uma boa ideia, muita persistência, objectivo bem definido e uma estratégia para alcançar o referido objectivo igualmente bem delineada.
Um bom empreendedor quando inicia uma empresa deve conjugar a sua nova actividade com a actividade profissional, pois a nova empresa precisa de algum tempo para começar a criar margens e, entretanto o empreendedor necessita de uma fonte de rendimento para fazer face as suas necessidades.
Foi assim que Eduardo Neaime e um amigo, com um investimento de R $2 mil e um espaço de 15 m2 dentro do escritório do pai criaram o grupo de comunicação LADU, de São Paulo, cuja facturação em 2009 atingiu os R$ 1.2 milhões.
b) O empreendedorismo diz respeito à criação de riqueza e não a criação de ricos.
Verdade, a criação de empresas deve-se à iniciativa de pessoas empreendedoras dispostas a correr riscos a partir de uma ideia, baseada na percepção de uma oportunidade de mercado existente ou que possa ser desenvolvida.
Uma empresa não pode ser definida ou explicada em termos de lucro, pois as empresas têm como finalidade criar, manter e fidelizar os clientes.
Assim, as empresas têm como funções básicas, o marketing e a inovação, pois estas duas funções criam valor para empresa.
O lucro não é uma causa, é sim uma consequência é um prémio pelo risco da incerteza assumida pelo empreendedor.
O lucro, e somente o lucro é capaz de fornecer o capital para os empreendimentos futuros e cada vez melhores.
O espírito empreendedor não é simplesmente a coragem de abrir um negócio, esta intimamente ligado à inovação, ao crescimento, à exploração de um nicho de mercado que ninguém mais viu, ampliando as possibilidades da economia.
O empreendedor não se