Emprendedorismo
Globalização - perspectiva gerencial local e internacional
As tecnologias de informação deram origem a uma verdadeira aldeia global. Para os gestores, o termo significa a integração mundial das atividades de uma organização. É uma etapa mais avançada da internacionalização, em que os processos são organizadas à escala global, como se o mundo fosse um único país. A globalização diz respeito a todas as funções da empresa, mas muitas vezes é apenas limitada ao marketing. Nesta área, Theodore Levitt foi o primeiro guru a alertar para a homogeneidade global das preferências dos consumidores.
Fatores propulsores de mudanças
São as três situações que a alta gerência deve levar em consideração ao tomar decisões
ameaças externas: fatores que afetam a sobrevivência da empresa; oportunidades externas: oportunidades em novos segmentos; rapidez de resposta: reações da empresa diante das demandas do mercado;
Ameaças externas
Mudanças ambientais ameaçam a sobrevivência da empresa, pois as mesmas dependem de seu ambiente externo e devem interagir com ele. Se perde o contato com seu ambiente, pode se ver oferecendo produtos ou serviços que poucas pessoas desejam comprar. Com o consumidor cada vez mais exigente e a competição entre as empresas, as organizações se viram obrigadas a prestar um serviço mais eficiente para evitar a perda de seu público alvo para organizações que oferecem produtos melhores.
Mudanças ambientais como oportunidades de crescimento
As mudanças ambientais permitem à organização se antecipar a demandas ou solucionar problemas, pois qdo vistas como oportunidades de crescimento a empresa pode assumir novos campos de atuação. Ocorrem por causa da pressão das novas tecnologias, dos novos e especializados conhecimentos e das exigências da atualidade.
Rapidez de resposta
As empresas se vêem envoltas em um ambiente com mudanças velozes e para que possam responder adequadamente às solicitações do mercado, precisam